No livro O poder da ação de Paulo Vieira era ensina uma estratégia
incrível para conquistar metas e objetivos de forma rápida, utilizando o foco de forma potencializada.
Concentrando toda sua energia em uma só direção e assim haverá
transformação.
É um conceito inovador criado por Paulo vieira, chamado foco
multiplico( ou foco, imersão e agenda programada). Que identifica três tipos de
foco:
-Foco visionário;
-Foco comportamental e;
-Foco consistente.
Então vamos ver cada um deles e um estudo de caso.
Foco visionário
É saber exatamente o que você quer, ter clareza exata dos
objetivos e metas que quer alcança. Como diz Paulo Vieira é poder fechar os
olhos e ver com detalhas e nitidez aquilo que você quer conquistar e já se
poder sentir como de posse dessas conquistas.
Foco comportamental
É concentrar sua energia racional e emocional de forma
intensa, sua atenção para produzir mudanças. Isso pode ser feito através dos três
canais neurológicos: pensar, comunicar e sentir.
Por exemplo toda vez que você pensar , falar ou tem alguma emoção
relacionada ao seu foco visionário, esta gerando foco comportamental e colocando
energia pra mudança.
Foco consistente
Consiste na capacidade de manter seu foco tempo suficiente
para que as mudanças aconteçam. É ter a maturidade e determinação suficiente de
não se distrair de seus objetivos.
Analogia da lupa
Paulo Vieira faz uma analogia muito interessante a respeito
do foco múltiplo. Com um lupa ao sol você pode queimar um pedaço de papel.
Primeiro você escolhe um ponto onde quer queimar(foco visionário),
depois colocar a lupa no sol e concentra os raios solares só num ponto(foco
comportamental) e por um tempo
suficiente(foco consistente) para que haja a queima (transformação).
É aproveitado a energia que esta ali disponível a todo tempo
para qualquer um, mas só que usado forma consciente e eficaz.
Estudo de caso
É um caso de cliente de coaching do máster
coach Paulo Vieira que esta descrito no seu livro O poder da ação no capitulo
sobre foco, e transcrevo maior parte do conteúdo. Ele conta que em oito meses o
cliente saiu de um salário/pró-labore de 15 mil reais para 180 mil reais por
mês. Algo impressionante em tão pouco tempo alguém multiplicar seus rendimentos
quinze vezes. Uma pessoa muito focada e comprometida com uma meta.
Esse cliente já era um corretor acima da
média.
Logo no início do treinamento, ele se
tornou o primeiro em vendas entre mais de 500 corretores. Pouco tempo depois,
era o dono de uma corretora com exclusividade nas vendas de dois grandes
empreendimentos imobiliários voltados para o público A.
Vejamos o método que ajudou a usar o foco
múltiplo para
realizar o que diversas pessoas diriam
ser impossível.
1ª ETAPA: FOCO VISIONÁRIO
No início do trabalho de coaching, ele
definiu suas metas e o prazo para realizar cada uma delas. Primeiro,
estabeleceu os resultados em vendas como corretor imobiliário mês a mês. Depois
estabeleceu quanto estaria ganhando em cada um dos meses seguintes. Em seguida,
chegou a hora de estabelecer a meta da nova empresa que ele montaria quando se tornasse
absoluto nas vendas dos dois empreendimentos sobre os quais se tornara
especialista.
Estava tudo traçado, ele sabia exatamente
o que queria e quando queria. Era só fechar os olhos e ele via com toda a
facilidade cada uma de suas metas acontecendo. Isso foi possível porque ele
estruturou seus objetivos, de modo que os atingisse passo a passo até chegar à
meta final. Veja como isso se deu:
1ª Meta: Estar entre os dez
melhores corretores da empresa na convenção anual.
Visão: Sendo premiado e
reconhecido na convenção anual como um dos dez melhores vendedores.
2ª Meta: Fechar o ano com uma
renda de 50 mil reais por mês.
Visão: Mostrando para a
esposa o contracheque de 50 mil reais referente a suas vendas
3ª Meta: Ter vinte unidades
vendidas do empreendimento sobre o qual era especialista.
Visão: Na prestação de
contas mensal de resultados comerciais, mostrando para a diretoria seu gráfico
de vendas e a média de vinte lotes por mês.
4ª Meta: Estar em primeiro
lugar absoluto, ou seja, vender sozinho mais de 50% do empreendimento em
questão.
Visão: Participando de uma
reunião com a presidência do grupo, que queria conhecer a pessoa que sozinha
está revolucionando as vendas do empreendimento.
5ª Meta: Conseguir autorização
da presidência do grupo para que montasse sua equipe de corretores
especialistas no empreendimento.
Visão: Assinando o contrato
e se tornando dono de uma nova corretora imobiliária que dividiria a
exclusividade de vendas dos dois empreendimentos em questão.
Cada uma das etapas que ele planejou e
visualizou aconteceram.
Algumas mais depressa, outras um pouco
mais demoradamente. Uma exatamente como a imagem que criou na cabeça, outras de
modo bastante similar, mas o fato é que a-con-te-ceu.
Para que tudo isso acontecesse de forma
tão rápida, porém, foi necessária a execução da segunda etapa.
2ª ETAPA: FOCO COMPORTAMENTAL
Nesta etapa ele produziu a energia
necessária para mudar sua mentalidade e suas crenças internas, como também ele
moveu quanticamente o mundo ao seu redor, criando uma gama de acontecimentos
não planejados, porém benéficos, que culminaram com a realização de suas metas.
Para obter o foco comportamental através
da comunicação, ele seguiu três passos.
Passo 1 – Falar, escrever e
agir na direção da meta Ele se reunia semanalmente com os melhores vendedores
da corretora onde trabalhava e também com os melhores corretores do empreendimento sobre o qual ele
havia se
tornado especialista.
E trocavam ideias e compartilhavam cases de
sucesso uns dos outros.
Ele visitava o maior número de prováveis
clientes e usava a
primeira visita apenas para desenvolver
um relacionamento;
somente em uma segunda visita ele
mostrava o empreendimento.
Ele constantemente buscava relacionamento
com diretores e
proprietários das melhores corretoras
imobiliárias para ouvir e
aprender com eles, mas também para falar
do seu
empreendimento e dos resultados que ele
vinha obtendo.
Ele aproveitava todas as oportunidades
para apresentar e, se
possível, vender seu empreendimento. Eu
fui uma dessas pessoas que inusitadamente comprou dele o empreendimento, mesmo
sendo em outro estado.
Ele também constantemente escrevia nas
redes sociais sobre
sucesso na área imobiliária e técnicas de
venda e negociação.
Passo 2
– Pensar:
refletir, ouvir, assistir, ler sobre a meta até que seus pensamentos sejam sua
visão
Ele só dormia depois de ver no seu
smartphone os resultados
do seu dia de trabalho.
Ao acordar, escrevia tudo o que ele faria
naquele dia para
realizar seus planos e suas metas diárias
de vendas e de
visitação.
Ao entrar no carro, ele ouvia todos os
meus CDs de sucesso
financeiro, vendas, negociação e
reprogramação mental.
Todos os dias ele lia cinco páginas da
biografia de alguém de
sucesso na sua área de atividade.
Todo sábado pela manhã, ele convidava
profissionais de
mercado para compartilhar cases de
sucesso.
Toda semana ele dedicava uma noite para
assistir a um DVD de treinamento sobre o que ele buscava conquistar.
Sistematicamente, ele recebia de vários
blogs especializados
informações de alto valor sobre o mercado
imobiliário.
No espaço de oito meses ele já havia lido
mais de 30 livros
sobre vendas, negociação e prosperidade
financeira.
Passo 3 – Imaginar: ensaio
mental forte e constante da realização de suas metas
Diariamente antes de dormir, como quem
toma remédio, ele
dedicava cinco a sete minutos para
executar o ensaio mental de todos as suas metas conforme ele aprendeu nas
sessões de coaching e no Método CIS®.
3ª ETAPA: FOCO CONSISTENTE
Criou uma agenda programada de exercícios
para que ele
desse continuidade aos outros dois tipos
de foco. E isso perdurou até que todos os seus objetivos fossem realizados.
Como usar foco múltiplo
Em breve
Vídeo explicativo
Paulo Vieira da um explicação sobre este conceito e ferramenta incrível.
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